domingo, 6 de janeiro de 2013


“A vida é uma beleza,
                     admire-a;
A vida é um sonho,
                    realize-o;
A vida é um desafio,
                enfrente-o;
A vida é uma felicidade,
                  mereça-a;
A vida é vida,
                 defenda-a.”

(Madre Tereza de Calcutá)

NEPOTISMO: TODOS PARTIDOS PRATICAM E ISSO É RUIM


Administração em família: nepotismo avança no Brasil

Prefeitos assumem mandatos e estimulam práticas; mães, mulheres e irmãos ganham cargos

SÃO PAULO, BELO HORIZONTE, RIO e MACEIÓ — Nem bem assumiram o comando de suas cidades, na última terça-feira, prefeitos de municípios brasileiros já tomaram como uma de suas primeiras decisões nomear parentes para cargos remunerados de primeiro e segundo escalões. Em prefeituras do Norte ao Sul do país, mulheres, mães, pais e irmãos de prefeitos eleitos ou reeleitos no ano passado foram alojados na máquina municipal.

Segundo maior colégio eleitoral fluminense, São Gonçalo, na Região Metropolitana, é um dos municípios onde há casos de nepotismo. O prefeito Neilton Mulim (PR) escolheu seu irmão, o vereador Nivaldo Mulim (PR), para assumir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Já na Região Serrana, o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo (PSB), que está em seu terceiro mandato, nomeou a mulher, Luciane Bessa Bomtempo, para o cargo de secretária-chefe de gabinete, e o cunhado, Eduardo Ascoli de Oliva Maia, para comandar a Secretaria de Planejamento e Urbanismo.

Em Alagoas, nem uma lei editada em 2008, que proíbe o nepotismo, impede que os prefeitos empreguem parentes. Em São Luís do Quitunde, o ex-prefeito Ciço das Cachorras (PMDB), ex-motorista do senador Renan Calheiros (PMDB), ajudou a eleger o vice, Eraldo Pedro. No acordo político, Ciço foi parar na Secretaria de Finanças. A mulher, Doda Cavalcante (PMDB), faturou uma vaga na Educação. Ciço das Cachorras, que cuida das finanças, já foi preso por desviar verba da merenda escolar e indiciado por compra de votos.

— É um velho costume de usar a máquina pública para fins particulares. É um atentado contra qualquer vida pública decente e não há nenhuma justificativa — afirmou o professor de Filosofia Política da Unicamp Roberto Romano, que recorda os critérios da moralidade e da competência previstos na Constituição para o preenchimento de cargos públicos.

Em capitais, a prática também não cessou. O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), rompeu uma tradição de seis mandatos de não nomear parentes. Ele nomeou sua mulher, Lucy Soares, para a Coordenadoria de Defesa da Mulher.

— Nomeei porque ela tinha disposição e vontade de exercer o cargo em defesa das mulheres — declarou Firmino Filho.

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), indicou a esposa, Márcia Fruet, para comandar a Fundação de Ação Social (FAS) e a irmã, Eleonora Fruet, para assumir a Secretaria de Finanças. O salário mensal dos secretários municipais na capital paranaense é de R$ 13,5 mil. Fruet sustenta que os parentes são profissionais de sua confiança. Na prefeitura de Manaus, o ex-senador Arthur Virgílio (PSDB) nomeou a mulher, Goreth Garcia, para a Secretaria de Assistência Social, mas afirmou que a esposa não receberá o salário do cargo, de R$ 18 mil.

Em Manga (MG), o prefeito Anastácio Guedes (PT) emplacou três parentes no primeiro escalão. O cunhado assumiu a Secretaria de Agricultura Familiar; a cunhada, a Secretaria de Assistência Social; e o sobrinho, a Secretaria de Administração. Em Carnaubais (RN), o prefeito reeleito, Luizinho Cavalcante (PSB), indicou o irmão, Nicolau Cavalcante, para a Secretaria da Educação e a esposa, Mária Cavalcante, para a Secretaria da Assistência Social.

— Não há nenhuma lei que proíba a indicação de parentes para cargos de secretário municipal, de primeiro escalão. Não há problema nenhum, pelo menos é o que informou a minha assessoria jurídica — afirmou o prefeito Anastácio Guedes.

Súmula do STF provoca diferentes interpretações

Em 2008, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a Súmula Vinculante nº 13, que vedou o nepotismo nos Três Poderes, nos âmbitos federal, estadual e municipal. A medida proibiu a contratação de parentes de autoridades e de funcionários para cargos de confiança, de comissão e de função gratificada no serviço público.

Em decisões judiciais posteriores, a Suprema Corte flexibilizou a iniciativa para cargos considerados de “natureza política”, entre eles de secretários municipais. A incerteza sobre o alcance da medida tem gerado discussões nos meios jurídicos. Na avaliação de juristas e especialistas entrevistados pelo GLOBO, o entendimento de que a restrição não se aplica aos cargos políticos não está consolidado.

— Se essa jurisprudência estivesse consolidada, o Supremo Tribunal Federal (STF) teria feito uma espécie de retificação pontual da Súmula Vinculante Nº 13, o que ainda não foi feito — avaliou o procurador Gustavo Binenbojm, professor de Direito da UERJ.

Para o professor Gustavo Alexandre Magalhães, doutor em Direito Administrativo pela UFMG, o texto da súmula deixou brechas, o que possibilita aos prefeitos interpretarem de acordo com suas conveniências.

— Alguns pontos precisam ser esclarecidos. Pelo texto atual, o prefeito pode preencher seu primeiro escalão só com parentes, caso assim queira — afirmou.

Colaboraram Efrém Ribeiro e Paula Litaiff, especiais para O GLOBO

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013


NATAL FEDE

Hoje pela manhã estive em Natal e pude ver e sentir de perto parte da maldita herança deixada por Micarla (PV) a Carlos Eduardo (PDT). O lixo toma conta da cidade. O acúmulo dos resíduos causa um fedor intenso e insuportável.

Carlos Eduardo deverá, nesses primeiros 100 dias, limpar Natal.

Abaixo algumas imagens:





O QUE ESPERAR DA “NOVA” CÂMARA?


No dia 07 de outubro Ceará-Mirim elegeu treze homens e mulheres para compor a Câmara Municipal pelos próximos 04 anos. Dos (as) 13 novos (as) edis, oito são “marinheiros de primeira viagem”, ocuparão uma das vagas no Legislativo pela primeira vez.

O que esperar, principalmente, dos (as) que passarão por essa experiência a partir de 1º de janeiro de 2013?

Entre os novatos (as) há alguns com larga experiência no meio político e eleitoral. É o caso de Renato Martins (DEM), Heriberto Pereira (PSB) e Luciano Morais (PR).

Renato, exímio articulador, foi candidato a vereador em 1996, pelo PSB (ficou na 1ª suplência), esteve, desde 2004, ao lado do prefeito reeleito, Peixoto (PR). Foi filiado ao PR até 2011. Mudou-se para o DEM e elegeu-se vereador, sendo o segundo mais votado, e foi proclamado, pelo voto da maioria dos seus pares, presidente da Casa Legislativa até 2014.

Heriberto é “cobra criada”. Espelha-se no avô, ex-vereador Cícero Alves, mais conhecido como Kubitschek (já falecido) e no pai, o ex - vereador Irmão Carlos (PSDB). Demonstrou força eleitoral na região do Baixo Vale e no município, quando obteve 2.405 votos no último pleito eleitoral. Permanecendo na oposição, como disse na cerimônia de posse, poderá se consolidar como liderança.

Já Luciano Morais, foi candidato em 2008 (bem votado por sinal) e não se  elegeu. Foi alçado a secretário de Defesa Social em 2009 realizando um trabalho que conseguiu dar “nova cara” a Guarda Municipal. Novamente candidato, elegeu-se como 3º mais votado. Na disputa da mesa diretora, foi eleito como 1º secretário e deverá, também, ser a principal voz de defesa do governo Peixoto nos próximos 4 anos.

Jácio Praxedes (DEM) deverá realizar um mandato que discutirá a cidade, do ponto de vista estrutural. Como engenheiro, mostra-se qualificado para o debate e deverá logo se adaptar a nova vida: viver a política do verde vale.

Por fim, nesta primeira análise, Marcos Túlio (PTB).

No discurso proferido deixou claro que atuará com independência, sempre ao “lado do povo”. Deverá ser a principal voz da nova gestão no Baixo Vale, suplantando alguns “dinossauros” e fazendo um caminho diferente. Se souber conduzir a ferramenta que lhe foi conferida pelos (as) eleitores (as), poderá se tornar a principal liderança da região onde reside.

Bom, agora só resta-nos acompanhar as ações da nova Câmara de Ceará-Mirim.


Equador: Correa se afastará do cargo para fazer campanha

O presidente do Equador, Rafael Correa, ficará afastado do cargo de 15 de janeiro até 14 de fevereiro para se dedicar à campanha pela reeleição. A Assembleia Nacional equatoriana aprovou quarta-feira (2) por 97 votos favoráveis – havia 100 integrantes do Parlamento presentes – a autorização de licença para Correa. No período, assumirá o poder o vice-presidente da República do Equador, Lenin Moreno.

Correa disse que a licença é fundamental para evitar suspeitas e proteger a legitimidade do processo eleitoral. O primeiro turno das eleições presidenciais no Equador ocorre em 17 de fevereiro. O segundo turno será em 7 de abril. No último dia 19, o presidente equatoriano encaminhou o pedido de licença ao Parlamento.

Indicado como favorito nas pesquisas de intenções de voto, Correa disputa as eleições com Lúcio Gutiérrez (Sociedade Patriótica), Álvaro Noboa (Prian), Nelson Zavala (PRE), Alberto Acosta (UPI), Guillermo Lasso (Creo) e Mauricio Rodas (Suma).

O secretário de Comunicação, Fernando Alvarado, disse que durante o afastamento Correa não usará instrumentos públicos. Segundo ele, não há exceção nem mesmo para o uso do avião e helicópteros presidenciais.

Fonte: Agência Brasil

DEU NO BLOG DE CARLOS SANTOS


Uma prefeita de fato e de direito no mesmo corpo

Servidores municipais de longo curso e alguns secretários oriundos da gestão passada vivem situação nova na Prefeitura de Mossoró: estão despachando com a própria prefeita Cláudia Regina (DEM), diretamente.

Nos governos Rosalba Ciarlini (DEM), tinham que tratar tudo com o seu marido Carlos Augusto Rosado (DEM), numa sala contígua ao gabinete da prefeita, onde ele despachava processos e se reunia com secretários, fornecedores etc.

No período da prefeita de direito Fátima Rosado (DEM), a “Fafá”, o ponto final de parada era na frente, na Chefia de Gabinete, com seu irmão – o agitador cultural Gustavo Rosado (PV).
Coisa estranha, não?

Deve ser mesmo muito estranho que após 16 anos contínuos, haja uma prefeita de fato e de direito no mesmo corpo e cadeira.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013



Lugo confirma que será candidato ao Senado paraguaio


Brasília – O ex-presidente do Paraguai, Fernando Lugo, que deixou o governo após sofrer um impeachment, encabeça a lista dos candidatos ao Senado pela Frente de Esquerda do país, denominada Frente Guasu. A iniciativa foi confirmada hoje (2) durante reunião de Lugo, em Quito, com o presidente do Equador, Rafael Correa. Eles também conversaram sobre o estado de saúde do presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Na reunião, Lugo lembrou que há dois anos conseguiu eliminar a ameaça do câncer, depois de um longo tratamento. O ex-presidente paraguaio se submeteu a um tratamento no Brasil e no Paraguai. Ele teve o diagnóstico de um linfoma.

O político paraguaio destacou que em 21 de abril haverá eleições presidenciais e parlamentares no seu país. Pela Frente Guasu deve ser candidato à Presidência da República Aníbal Carrillo, com Luis Aguayo indicado como vice-presidente.

Lugo foi destituído do poder em 22 de junho. Para os líderes políticos sul-americanos, o processo de destituição do poder ocorreu em meio ao rompimento da ordem da democrática. Em decorrência das irregularidades, o Paraguai foi suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Fonte: Agência Brasil

CARTAZ CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013






Esse é o novo “desenho” político-administrativo de nossa terra.

O "comando" de Ceará-Mirim estará nas mãos do prefeito Peixoto, do presidente da Câmara Renato Martins e do deputado federal João Maia.

DO BLOG DE LUIS NASSIF





Por alfeu
Da BBC Brasil
A Índia lançou um ambicioso plano para o pagamento em dinheiro de subsídios aos mais pobres em 20 distritos, segundo as autoridades. O ministro das Finanças, P. Chidambaram, disse que o esquema beneficiará mais de 200 mil pessoas inicialmente, e que cobrirá todo o país até o final de 2013.

As autoridades afirmam que a iniciativa, que se assemelha ao Bolsa Família brasileiro, vai trazer os cidadãos mais pobres do país "para o palco principal". Mas os partidos da oposição acusaram o governo de "subornar os eleitores" antes das eleições gerais de 2014.

O governo planeja desembolsar 3,2 trilhões de rúpias (ou cerca de R$ 120 bilhões), sob o esquema de Transferência Direta de Benefício (DBT, na sigla em inglês). O esquema significa para os beneficiários dos 29 programas de bem-estar no país - principalmente relacionados a bolsas de estudo - a transferência de valores para contas bancárias ligadas a seus números de identificação únicos em 20 distritos a partir de janeiro.

O programa será estendido para outros 11 distritos a partir de 1º de fevereiro e mais 12 distritos a partir de 1º de março. "Este é realmente um divisor de águas na maneira com que nós governamos", Chidambaram disse a jornalistas na segunda-feira (31), um dia antes do lançamento do programa.
"Esta é uma mudança de jogo. Ele é um divisor de águas na maneira em que o benefício atinge o beneficiário, sem qualquer intermediação por qualquer ser humano", acrescentou.

O ministro das Finanças disse que, nesta fase, o regime não iria cobrir subsídios para alimentos, fertilizantes, diesel e querosene, porque o governo ainda opera com um "grande grau de cautela".

"Vamos olhar para a transferência de todos os subsídios e benefícios através deste esquema, mas temos que fazê-lo lentamente. Nós não vamos apressar em nada e depois descobrir que o sistema não consegue lidar com isso", disse ele. Sob o esquema, os que vivem abaixo da linha da pobreza receberão entre 30 mil rúpias (cerca de R$ 1.200) e 40.000 rúpias (R$ 1.500) por ano, em vez de cerca de dezenas de programas de bem-estar, incluindo bolsas e pensões.

Funcionários dizem que a iniciativa vai reduzir o desperdício de dinheiro, garantindo que o bem-estar chegue àqueles que mais necessitam. Analistas, no entanto, dizem que a aplicação do regime pode não ser fácil como apenas 222 milhões de pessoas na Índia matriculadas até agora em um esquema de identidade biométrica. E também porque as famílias mais pobres não têm contas bancárias e muitas aldeias não têm um banco.

As autoridades indianas dizem que cerca de 360 milhões de pessoas atualmente vivem na pobreza. Mas uma estimativa sugere cerca de três quartos de 1,21 bilhão de indianos vivem abaixo da linha da pobreza.


NOSSA OPINIÃO:

Lula está, aos poucos, conseguindo convencer o mundo a aderir a sua luta contra a fome e a miséria. A Índia (um dos países mais pobres do planeta) implanta um projeto bem parecido com o nosso Bolsa Família, que retirou milhares de famílias da pobreza.