quarta-feira, 12 de dezembro de 2012


Vanessa Grazziotin defende Lula de acusações de Marcos Valério


A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defendeu, em discurso no Plenário nesta terça-feira (11), o ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, das acusações que teriam sido feitas pelo publicitário Marcos Valério em depoimento à Procuradoria-Geral da República (PGR) de que Lula teria recebido dinheiro do esquema do mensalão.

“A forma como matérias vêm sendo publicadas parecem uma tentativa insana de tentar envolver o ex-presidente nas denúncias a qualquer custo”, reclamou a senadora, sobre a matéria publicada nesta terça-feira pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Ela disse ainda que “não seria prudente tomar declarações de alguém que acaba de ser condenado pela Justiça”, afirmou Vanessa Grazziotin, lembrando que os órgãos que tomaram os depoimentos – Ministério Público e Supremo Tribunal Federal – vieram a público dizer que usaram de cautela para interpretar Marcos Valério, uma vez que, ao denunciar, ele buscava proteção de testemunha e delação premiada.

Com base no depoimento do operador do chamado mensalão Marcos Valério, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a mais de 40 anos de prisão pelo envolvimento no esquema, Lula teria recebido quase R$100 mil para pagar despesas pessoais em 2003. O publicitário teria procurado o Ministério Público em busca de redução para sua pena, em razão da delação premiada.


De 09 a 13 de dezembro de 2012
Luziânia - Goiás


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012


Semarh elabora Projeto Técnico e Executivo de três aterros sanitários

O Secretário estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, visitou na manhã dessa quinta- feira (6), em Pau dos Ferros, o local onde será construído o sistema de aterro sanitário que atenderá os 44 municípios da Região Alto Oeste.

Também estiveram presentes à visita o Presidente do Consórcio dos município do Alto Oeste, Leonardo Rêgo, a assessora técnica da Semarh Juliana Ubarana, o técnico do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) Euzamar Marinho e o Engenheiro da ECOSAM, empresa responsável pelo Projeto Técnico e Executivo do Aterro, Sérgio Pinheiro.

A Semarh elabora também os projetos para a construção de mais dois sistemas de aterro para destino final de lixo. Um em Caicó, para atender 25 municípios do consórcio do seridó e outro em Assu que prioriza mais 25 municípios da região do vale do Assu e Central.

“Não há um só município do Estado que não tenha sido convocado, pelo Ministério Público, a resolver a questão do destinos dos seus lixos. Com essa iniciativa da Semarh,  vamos sanar por completo o problema dos  resíduos sólidos dentro das exigências ambientais” disse  Leonardo Rêgo, Prefeito de Paus dos Ferros.

Visando apoiar os municípios do Estado no que diz respeito à gestão de Resíduos Sólidos, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) fomentou a criação e organização do consórcios intermunicipais, sendo que três já estão devidamente criados (Alto oeste, Seridó e Vales do Assu)

Os recursos para a construção dos aterros da região da Alto Oeste e do Seridó, já estão assegurados através de um convênio com a Fundação Nacional de Saúde e somam R$ 22 milhões, incluindo contrapartida do Governo Estadual.

A Semarh vem planejando essas ações tendo como base o Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos (PEGIRS), lançado em junho deste ano pelo Governo do Estado. Esse documento ratificou a regionalização do estado em sete polos, são eles: Seridó, com 25 municípios; Alto Oeste com 44 municípios; Assú, com 24 municípios; Metropolitano, com 08 municípios; Agreste, com 39 municípios; Mato Grande, com 26 municípios e Mossoró.

Uma das propostas do PEGIRS é a criação de consórcios públicos entre as cidades de cada uma dessas regiões.  Depois de criado, o consórcio administrará o sistema de aterro que atende sua região.

Seguindo a legislação federal que trata da Política de Resíduos Sólidos, a Semarh lançou edital para contratação de empresas para elaborar junto aos municípios os planos intermunicipais de gestão de Resíduos Sólidos. Com esse plano formulado, as cidades terão mais facilidade buscar recursos, junto ao Governo Federal, para investir nessa área.

Fonte: Jornal de Hoje

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012




Algumas obras de Oscar Niemeyer




Congresso Nacional -Brasília/DF

Igreja São Francisco de Assis -Belo Horizonte/MG

Museu de Arte de Contemporânea - Niterói/RJ

 Palácio da Alvorada - Brasília/DF

 Parque da Cidade - Natal/RN

 Centro Cultural - Astúrias/Espanha

Memorial da América Latina - São Paulo/SP

Algumas frases de Oscar Niemeyer

Comunismo
 “Fui sempre um revoltado. Da família católica eu esquecera os velhos preconceitos, e o mundo parecia-me injusto, inaceitável. Entrei para o partido comunista, abraçado pelo pensamento de Marx que sigo até hoje” (Em 2006).

A vida
"A vida é um sopro, um minuto. A gente nasce, morre. O ser humano é um ser completamente abandonado..." (Em entrevista à BBC Brasil, em 2001).

Centenário
"Cem anos é uma bobagem, depois dos 70 a gente começa a se despedir dos amigos. O que vale é a vida inteira, cada minuto também, e acho que passei bem por ela" (Em 2007, em entrevista aos 100 anos).



V PLENÁRIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Entre os dias 09 e 13 de dezembro acontecerá a V Plenária Nacional de Economia Solidária que abordará o tema: Economia Solidária: bem viver, cooperação e autogestão para um desenvolvimento justo e sustentável.

A V Plenária discutirá 3 eixos:
EIXO 1 - Orientação política do movimento
EIXO 2 - Orientação das ações do movimento
EIXO 3 - Organicidade do movimento

A V Plenária será realizada na cidade de Luziânia, Goiás e contará com representantes de todos os estados e de vários segmentos da sociedade.

Junto com o atual presidente do Conselho de Matas, João Paulo (Paulinho), farei parte da caravana potiguar, únicos Cearamirinenses.


HOMENAGEM A BARTOLOMEU CORREIA

Hoje a noite, a partir das 19:00 horas, na Academia Norte - Rio - Grandense de Letras a União Brasileira de Escritores – UBE/RN realizará o Ciclo de Palestras Bartolomeu Correia de Melo.

O evento que tem como objetivo principal uma homenagem póstuma ao escritor, contará com uma palestra proferida por Manoel Onofre Junior, Nelson Patriota e Tarcísio Gurgel e o lançamento dos livros “A Onça Braba e o Cachorro Velho” de autoria do próprio Bartolomeu (in memoriam) e “Louvor de Bartolomeu Correia de Melo” organizado por Nelson Patriota e Manoel Marques Filho.

As 20:00 horas terá início a sessão de autógrafos feito pela viúva de Bartolomeu, dona Verônica Melo.

Bartolomeu Correia de Melo, que faleceu no dia 18 de junho de 2011, era pai do médico-veterinário Brenno Luiz, que trabalha na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Ceará-Mirim.

*Nascido em Natal/RN (1945), criado no Ceará-Mirim (RN), terra de engenhos, cenário temático dos seus escritos, Bartolomeu foi educado por padres salesianos e irmãos maristas, dedicou-se ao magistério. Graduado em Farmácia (UFRN) e pós-graduado em Físico-Química (UFPE e USP). Adotou agropecuária (Fazenda Aliança) como segunda atividade e literatura como primeiro lazer. Aposentado (UFRPe e UFRN) como professor de Química.

Obteve com “Lugar de Estórias”, seu primeiro livro, o prêmio nacional “Joaquim Cardozo”(1997), da União Brasileira de Escritores (UBE). Seu segundo livro, “Estórias Quase Cruas” (2002) foi igualmente bem recebido. Publicou também a estória infantil “O Fantasma Bufão” (2004).

Em (2010), teve lançados “Tempo de Estórias”, seu terceiro livro de contos e “A Roupa da Carimbamba”, segundo livro infantil, todos pelas “Edições Bagaço” (Recife).

* Extraído do site Substantivo Plural