sexta-feira, 4 de novembro de 2011

DEFESA SOCIAL

Comunidade rural de Tabuão foi palco do PROSEV Comunidade da Secretaria de Defesa Social

A comunidade rural de Tabuão, interior de Ceará-Mirim, foi palco no último domingo 30/10 do Programa de Segurança e Prevenção à Violência na Comunidade-PROSEV.
O evento reuniu crianças, adolescentes, jovens e adultos, beneficiando também as comunidades de Lagoa Grande, Massangana, Oitizeiro e Raposa, no horário compreendido entre 8h e 12h.
Entre as atividades desenvolvidas paras essas comunidades estavam: exposição de artesanato, oficina de desenhos, boca de palhaço, jogos recreativos, pula-corda, corte de cabelo beneficiando 50 pessoas, atendimento médico com clínico geral atendendo 47 pessoas, além de uma apresentação da Banda de Música Tenente Djalma Ribeiro.

A implementação do PROSEV em Tabuão marcou a reativação do Grupo Folclórico Congo de Guerra, que tão brilhantemente está passando por um processo de revitalização por meio de uma iniciativa da Secretaria de Defesa Social do Município em parceria com historiador e pesquisador Gibson Machado e com o apoio irrestrito do prefeito Antônio Peixoto.
O grupo, que inclusive fez sua apresentação com uniforme novo patrocinado pela SEDESC.
Durante a abertura, o secretário de defesa social do município, Luciano Morais da Silva, destacou que o PROSEV tem sido planejado cuidadosamente pela equipe da SEDESC. Ele avalia também como de grande importância a parceria com a comunidade e demais parceiros envolvidos direta ou indiretamente na realização do projeto.
O prefeito Antônio Peixoto, que também prestigiou o evento, fez questão de louvar a iniciativa da SEDESC e principalmente pela revitalização do Congo de Guerra que muito já contribuiu para a história e a cultura cearamirinenses.
Ele também frisou os investimentos que vem sendo feitos no sentido de dar melhores condições de trabalho à Guarda Municipal como, o novo fardamento que será entregue nos próximos dias, cursos de capacitação e novas viaturas que também estarão chegando nos próximos dias.
Com relação à comunidade, o prefeito Peixoto disse aos moradores que não esqueceu de nenhum dos seus compromisso, mas destacou as melhorias para a escola, estrada e anunciou que está lutando por uma emenda parlamentar para fazer a pavimentação da entrada da comunidade até a linha férrea à margem da localidade.
“São muitas as coisas que ainda precisamos fazer. Mas vamos avançar. Sou otimista, confio em Deus e vou fazer tudo aquilo que me propus a fazer pelo povo de Ceará-Mirim”, disse o prefeito.
O PROSEV Comunidade é o Programa de Segurança e Prevenção à Violência na Escola e na Comunidade, idealizado pela Secretaria de Defesa Social e Cidadania do Município.
O programa é norteado pelas diretrizes da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas-SENAD, Secretaria Nacional de Segurança Pública-SENASP e o Conselho Estadual de Entorpecentes-CONEM, e apresenta uma proposta para o desenvolvimento de estratégias e ações contínuas de enfrentamento da problemática das violências, com ênfase nas drogas.
Seu objetivo é atuar no enfrentamento da problemática das drogas e no controle das demais violências presentes tanto na comunidade quanto na escola, através da adoção de estratégias e ações integradas e direcionadas às causas e aos agenciamentos.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário