sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Vamos comparar!? (II)

Ceará-Mirim já deveria ser um polo cultural estratégico em nosso Estado. Com as riquezas que apresenta, desde patrimônio histórico arquitetônico até os grupos folclóricos, nossa terra tem potencial para se destacar no RN. 

Durante muitos anos o direito a atividades culturais era privilégio de poucos. A começar pela reforma do prédio da estação, que demorou quase 2 anos para ser concluída, para servir apenas para eventos voltados para as classes A e B.

Isso aos poucos está mudando. 

Exemplo disso é o trabalho da Fundação Nilo Pereira – FNP. 

Até 2008, a Fundação Nilo Pereira só existia na lei criada no ano de 1979 pelo prefeito Jorge Câmara e não tinha CNPJ. 

Já no primeiro ano do Governo Peixoto, a FNP ganhou seu registro junto a Receita Federal do Brasil, “passaporte” necessário para que possa pleitear recursos estaduais e federais. 

Isso, porém, não tem sido motivo para não fomentar cultura, ao contrário, já em 2009 a Nilo Pereira realizou o 1º Festival de Quadrilhas, evento sempre reivindicado pelos artistas locais e nunca realizado pelos governos anteriores. 

A Estação Cultural abriu as portas para os mais pobres com a oferta do Curso de Teatro, voltado para adolescentes e ministrado pelo eficiente Professor Washington, essa atividade tem contribuído muito para a descoberta de novos (as) talentos em nossa terra. 

Outros eventos que tem atraído o povo “ao teatro” é o Arte e Encanto. Idealizado pela SEMTHAS, foi abraçado pela Fundação Nilo Pereira, numa forte parceria que abriu espaço para apresentação de uma diversidade de artistas, amadores e profissionais, que encantam o público toda 2ª sexta-feira de cada mês. Já o Projeto Quinta Cultural “aquece” o Mercado do Café toda 1ª quinta-feira. Lá músicos de Ceará-Mirim e do RN animam o povo, que comparece e aplaude seus talentos. 

Na Estação Cultural, a aquisição de poltronas, a construção de um palco e instalação de iluminação adequada tem permitido a oferta de estrutura mínima para apresentações teatrais. 

Este ano, para “fechar com chave de ouro”, a FNP promoveu o Auto de Ceará-Mirim, um espetáculo ao ar livre que foi realizado na Praça , durante as festividades em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. 

O espetáculo “parou festa” e o povo assistiu as encenações realizadas por artistas locais, que foram forjados no curso gratuito de teatro. 

Outra ação que está mexendo com a cidade é a recuperação do Museu Nilo Pereira, que está sendo recuperado, já recebeu energia elétrica e, em breve, será reaberto e entregue o povo. 

Dois detalhes devem ser destacados: 

1 – O Museu foi abandonado e fechado durante a gestão Ednólia Melo; 

2 – Todas as obras de recuperação, até agora, estão sendo realizadas com recursos próprios do Governo Peixoto. 

Dito isto, reflitamos, sem paixões, por favor: o que foi feito entre 2001 e 2008? 

Em seguida compare com as atividades culturais realizadas hoje.

Francisco Navegantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário