quarta-feira, 27 de junho de 2012


Zé Lins é inocentado de processo de improbidade administrativa



O juiz da 9ª Vara Federal, Orlan Donato Rocha assinou sentença inocentando o ex-prefeito Zé Lins (PR), de uma acusação de improbidade administrativa.
A sentença é de quando o ex-prefeito administrou a prefeitura de Currais Novos.
O juiz ainda determinou que arquivem-se os autos com a devida baixa no sistema de controle processual.

Fonte: Blog do Robson Pires


A Justiça paulista arquivou o inquérito em que o ex-ministro Antônio Palocci era investigado por suspeita de lavagem de dinheiro na locação de um apartamento na capital paulista.
O arquivamento foi pedido pelo próprio Ministério Público Estadual em maio, que alegou falta de provas para levar a apuração adiante. O advogado de Palocci, José Roberto Batochio, disse que a decisão não repara o dano causado à imagem do ex-ministro, mas ‘restabelece a verdade’.
Para o advogado ”o desgaste à imagem é irrecuperável e irreparável, mas, se conheço o ministro, ele não vai querer levar adiante essa discussão.”

Fonte: Blog do Robson Pires

PENSE NUM COMENTÁRIO!!

 Antônio Conselheiro





Assunto*: Sucessão


Mensagem*: 

Joao, antes que desfaçam, pois as coisas andam altamente efêmeras na politica local, anotem aí: A chapa esta feita, Júlio Cesar prefeito e Ronaldo vice. Foi batido o martelo agora à tarde. 

Com isso Marcilio, inconformado, possivelmente vai ser vice de Dedé Luz, já que não reúne condições de ter candidatura própria. O PT não aguentará até Sábado e também migrará para Dedé Luz. Com isso a candidatura de Dede é a que mais cai na graça do povo. Eu aposto nessa opinião. Anotem. 

Fonte: Blog de João André

segunda-feira, 25 de junho de 2012




 WIKILEAKS: GOLPE ERA PLANEJADO DESDE 2009

Despacho sigiloso da Embaixada dos EUA em Assunção, dirigido ao Departamento de Estado, em Washington, já informava, em 28 de março de 2009, a intenção da direita paraguaia de organizar um 'golpe democrático' no Congresso para destituir Lugo, como o simulacro de impeachment consumado na última 6ª feira. O comunicado da embaixada, divulgado pelo WikiLeaks em 30-08-2011 (http://wikileaks.org/cable/2009/03/09ASUNCION189.html) mostra  que já então o plano era  substituir Lugo pelo vice, Federico Franco, que assumiu agora. O texto enviado a Washingnton faz várias ressalvas. Argumenta que as condições políticas não estavam maduras para um golpe, ademais de mostrar reticências em relação a seus idealizadores naquele momento. Dos planos participavam então o general Lino Oviedo (ligado a interesses do agronegócio brasileiro no Paraguai, que agora pressionam Dilma a reconhecer a legitimidade de Federico Franco, simpático ao setor) e o ex-presidente Nicanor Duarte Frutos, cujo governo abriu espaço para base militar estratégica dos EUA no país. (LEIA MAIS AQUI) 

(Carta Maior; 2ª feira/25/06/2012)

Um golpe de novo tipo contra Lugo

No Paraguai o Poder Legislativo na condição de Tribunal político atentou contra dois princípios básicos de qualquer democracia minimamente séria: o princípio da “ampla defesa” e o princípio do “devido processo legal”. É impossível um processo justo - mesmo de natureza política - que dispense um mínimo de provas. É impossível garantir o direito de defesa - mesmo num juízo político - sem que o réu tenha conhecimento pleno do crime ou da responsabilidade a partir da qual esteja sendo julgado. Tudo isso foi negado ao Presidente Lugo. O artigo é de Tarso Genro.

Tarso Genro (*)

O que foi tentado contra Lula, na época do chamado mensalão –que por escassa margem de votos não teve o apoio da OAB Federal numa histórica decisão do seu Conselho ainda não revelada em todas as suas implicações políticas - foi conseguido plenamente contra o Presidente Lugo. E o foi num fulminante e sumário ritual, que não durou dois dias. Não se alegue, como justificativa para apoiar o golpe, que a destituição do Presidente Lugo foi feita “por maioria” democrática, pois a maioria exercida de forma ilegal também pode ser um atentado à democracia. É fácil dar um exemplo: “por maioria”, o Poder Legislativo paraguaio poderia legislar adotando a escravidão dos seus indígenas?

No Paraguai o Poder Legislativo na condição de Tribunal político atentou contra dois princípios básicos de qualquer democracia minimamente séria: o princípio da “ampla defesa” e o princípio do “devido processo legal”. É impossível um processo justo - mesmo de natureza política - que dispense um mínimo de provas. É impossível garantir o direito de defesa - mesmo num juízo político - sem que o réu tenha conhecimento pleno do crime ou da responsabilidade a partir da qual esteja sendo julgado. Tudo isso foi negado ao Presidente Lugo.

O que ocorreu no Paraguai foi um golpe de estado de “novo tipo”, que apeou um governo legitimamente eleito através de uma conspiração de direita, dominante nas duas casas parlamentares. Estas jamais engoliram Lugo, assim como a elite privilegiada do nosso país jamais engoliu o Presidente Lula. Lá, eles tiveram sucesso porque o Presidente Lugo não tinha uma agremiação partidária sólida e estava isolado do sistema tradicional de poder, composto por partidos tradicionais que jamais se conformaram com a chegada à presidência de um bispo ligado aos movimentos sociais. A conspiração contra Lugo estava no Palácio, através do Vice-Presidente que agora, “surpreso”, assume o governo, amparado nas lideranças parlamentares que certamente o “ajudarão” a governar dentro da democracia.

Aqui, eles não tiveram sucesso porque - a despeito das recomendações dos que sempre quiseram ver Lula isolado, para derrubá-lo ou destruí-lo politicamente - o nosso ex-Presidente soube fazer acordos com lideranças dos partidos fora do eixo da esquerda, para não ser colocado nas cordas. Seu isolamento, combinado com o uso político do”mensalão”, certamente terminaria em seu impedimento. Acresce-se que aqui no Brasil - sei isso por ciência própria pois me foi contado pelo próprio José Alencar- o nosso Vice presidente falecido foi procurado pelos golpistas “por dentro da lei” e lhes rejeitou duramente.

A tentativa de golpe contra o Presidente Chavez, a deposição de Lugo pelas “vias legais”, a rápida absorção do golpe “branco” em Honduras, a utilização do território colombiano para a instalação de bases militares estrangeiras têm algum nexo de causalidade? Sem dúvida têm, pois, esgotado o ciclo das ditaduras militares na América Latina, há uma mudança na hegemonia política do continente, inclusive com o surgimento de novos setores de classes, tanto no mundo do trabalho como no mundo empresarial. É o ciclo, portanto, da revolução democrática que, ou se aprofunda, ou se esgota. Estes novos setores não mais se alinham, mecanicamente, às posições políticas tradicionais e não se submetem aos velhos padrões autoritários de dominação política.

Os antigos setores da direita autoritária, porém, incrustados nos partidos tradicionais da América latina e apoiados por parte da grande imprensa (que apoiaram as ditaduras militares e agora reduzem sua influência nos negócios do Estado) tentam recuperar sua antiga força, a qualquer custo. São estes setores políticos - amantes dos regimes autoritários - que estão embarcando neste golpismo “novo tipo”, saudosos da época em que os cidadãos comuns não tinham como fazer valer sua influência sobre as grandes decisões públicas.

É a revolução democrática se esgotando na América Latina? Ou é o início de um novo ciclo? A queda de Lugo, se consolidada, é um brutal alerta para todos os democratas do continente, seja qual for o seu matiz ideológico. Os vícios da república e da democracia são infinitamente menores dos que os vícios e as violências ocultas de qualquer ditadura.

Pela queda de Lugo, agradecem os que apostam num autoritarismo “constitucionalizado” na A.L., de caráter antipopular e pró-ALCA. Agradecem os torturadores que não terão seus crimes revelados, agradecem os que querem resolver as questões dos movimentos sociais pela repressão. Agradece, também, a guerrilha paraguaia, que agora terá chance de sair do isolamento a que tinha se submetido, ao desenvolver a luta armada contra um governo legítimo, consagrado pelas urnas.

(*) Governador do Rio Grande do Sul

Fonte: www.cartamaior.com.br

CEARÁ-MIRIM
AÇÃO SOCIAL
Prefeitura de Ceará-Mirim realiza mobilização alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, foi comemorado na última sexta-feira 15/06.Em Ceará-Mirim, a data será marcada na próxima terça-feira 26/06 com uma mobilização na Praça Onofre José Soares ao lado do prédio da Prefeitura, no centro da cidade, no horário compreendido entre 8h e 12h.

Dentro da mobilização haverá uma blitz com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o problema e conscientizar as pessoas quanto à necessidade do combate a esse tipo de violência.O evento, é uma realização da Prefeitura de Ceará-Mirim por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social-Semthas com o apoio das demais secretarias municipais.

Participam também da mobilização os programas sociais da Semthas como CRAS, CREAS, PROJOVEM, BOLSA FAMÍLIA, CRAS RURAL, PETI, AMOR EXIGENTE, e também a participação do Conselho Municipal do Idoso, que encontra-se com sua criação em andamento, e que durante a mobilização apresentarão faixas sobre a questão temática ressaltando o valor do respeito, além de distribuição panfletos educativos, Estatuto do Idoso, orientações, entre outras ações.

Para a secretária de assistência social do município, Ozeny Fernandes, mobilizações como essa são importantes para se evitar casos de abuso, maus-tratos e agressão contra os idosos. "Precisamos envolver todos nessa luta, inclusive a própria população em questão, que tem que se informar e estar engajada na garantia de seus direitos", disse a secretária Ozeny.

Também com o objetivo de sensibilizar a sociedade civil sobre as mais diversas formas de violências que as pessoas idosas sofrem em seus lares, nas instituições ou em espaços públicos, o evento contará ainda com apresentações culturais como: Pastorial do CRAS e a batucada formada por jovens e adolescentes do PROJOVEM. "Acho tudo isso muito importante, pois temos que mostrar para todos que a violência contra o idoso é um absurdo e que não deveria existir", explicou dona Lourdinha Ferreira coordenadora de programas sociais da Semthas.

Segundo dados divulgados pela Secretaria Nacional dos direitos da Mulher, a violência contra mulheres idosas está aumentado no Brasil. Em todo o ano de 2011, o disque 180, que recebe denúncias de violência contra as mulheres, registrou 10.704 chamadas referentes a maus-tratos à idosas, e só nos primeiros três meses de 2012, esse número já chegou a 4.199 chamadas.

"É por isso que a sociedade tem que estar envolvida. É preciso mudar nosso entendimento cultural e conscientizar que os idosos têm o seu valor", explica a secretária Ozeny.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituido em 2006 pela Organização das Nações Unidas-ONU e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa.
A data é lembrada em todo o mundo com diversas atividades visando a busca pela garantia dos direitos da população acima dos 60 anos.

Em Ceará-Mirim, a data será celebrada na próxima terça-feira dia 26 deste mês de junho.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim

sexta-feira, 22 de junho de 2012

QUEM SERÁ??


Segundo o PT – Partido dos Trabalhadores, será através de uma pesquisa que a Frente de Resistência do Vale ou Terceira Via, escolherá seu candidato a prefeito para disputar as eleições este ano. 

O grupo é composto por quatro partidos: PMN – Partido da Mobilização Nacional, PP – Partido Progressista, PTC – Partido Trabalhista Cristão e o PT. Esses últimos não tem nome para a disputa majoritária. 

Até a semana passada o PSL – Partido Social Liberal, que é presidido em Ceará-Mirim pelo ex-vereador Dedé Luz, também era parte do grupo. Saiu e aliou-se ao PSDC – Partido Social Democrata Cristão, liderado por Etevaldo Junior e Agnaldo Junior. 

Dedé era um dos três pré-candidatos da Frente. Os outros, que ainda estão lá, são Marcílio Dantas e Ronaldo Venâncio. 

Do que sobrou, quem será o “cabeça de chapa”? 

Marcílio ou Ronaldo?? 

O escolhido disputará com o prefeito Peixoto (PR-Partido da República), Dedé Luz (PSL) e a (o) candidata do PMDB – Partido da Mobilização Democrática Brasileira.

TENTATIVA DE GOLPE NO PARAGUAI


Apoiadores de Lugo se mobilizam contra pedido de impeachment do presidente paraguaio


A sexta-feira começou tensa no Paraguai. Cerca de 2 mil pessoas já estão em frente ao Congresso. Outras milhares, oriundas do interior, são esperadas durante o dia. Em meio à vigília, algumas vezes é cantado o hino nacional. Há palavras de ordem como o batido "o povo unido jamais será vencido", repetidas diversas vezes. 

Para o jornal Última Hora, o trabalhador rural Elvio Benítez qualificou há pouco a abertura de processo de impeachment contra o presidente Fernando Lugo e o possível afastamento do presidente já hoje como "um golpe".

E esse era o sentimento geral entre os manifestantes, que são cercados por 4 mil militares no policiamento ostensivo.

A justificativa do Congresso paraguaio para ter aberto na quinta-feira o processo de impeachment foi de mau desempenho das funções por parte do presidente e de ele ser responsável por uma operação policial que terminou com 17 mortos, entre policiais e integrantes de movimentos sociais, uma semana atrás.

Lugo terá, no início da tarde, duas horas para fazer sua defesa — ele havia pedido três dias e assegurou que não vai renunciar. Seus aliados já preparam ação judicial definindo o processo de impeachment como inconstitucional.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, chegou a Assunção e, durante a madrugada, acompanhado de representantes de outros países sul-americanos, definia uma linha de atuação para ajudar nas negociações.

A primeira coisa que o grupo fez, chegando ao Paraguai , foi seguir do aeroporto para a residência oficial de Lugo. Além de Patriota, integram o grupo os chanceleres Héctor Timerman (Argentina), Luis Almagro (Uruguai), Alfredo Moreno (Chile), Nicolás Maduro (Venezuela), Rafael Roncagliolo (Peru), Ricardo Patiño (Equador) e María Angela Olguín (Colômbia), além da ministra de Desenvolvimento Rural da Bolívia, Nemesia Achacollo, e o secretário-geral da Unasul, Ali Rodríguez.



Fonte: www.zerohora.clicrbs.com.br
VAI DE VICE... PENSANDO NO GOVERNO

A ex-governadora Wilma de Faria (PSB-RN) será a companheira de chapa de Carlos Eduardo (PDT-RN) na disputa pela prefeitura de Natal.

Em entrevista coletiva realizada hoje pela manhã, a presidenta estadual do Partido Socialista Brasileiro – PSB deu o “sim” e disputará a campanha eleitoral de 2012, como candidata a vice-prefeita da capital potiguar.

Wilma já foi deputada federal, prefeita de natal por três vezes e governadora do RN por dois mandatos. Demonstra, com este gesto, o desprendimento e humildade político e pessoal.

Se for eleita, Wilma terá tempo suficiente para construir sua candidatura ao governo em 2014.

quinta-feira, 21 de junho de 2012



TSE aprova criação do Partido Ecológico Nacional

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou no final da noite desta terça (19), por 6 votos a 1, o pedido de registro do Partido Ecológico Nacional (PEN). A decisão criou a 30ª sigla brasileira. O único voto contrário foi do ministro Marco Aurélio Mello, que viu falha no procedimento burocrático para criação do partido.


Em sua página oficial, o PEN anuncia que irá "preencher um espaço vazio no cenário político brasileiro". Segundo o presidente, Adilson Barroso, falta continuidade nas políticas voltadas ao meio ambiente, pois os governantes se limitam a ações pontuais. Ele ainda afirma que os ideais da sigla "afastam-se do campo político para aproximarem-se do campo ecológico".


A sigla não poderá participar das eleições municipais de 2012 porque a legislação eleitoral exige prazo mínimo de um ano para mudanças no cenário eleitoral. Apesar de só ter conseguido o registro agora, a ata de fundação do PEN é de junho de 2006.

Fonte:www.tribunadonorte.com.br



terça-feira, 12 de junho de 2012


TCE fará lista com condenados em Câmaras Municipais

Em meio a elogios pelo bom trabalho do TCE e de seus servidores, na formulação de uma listagem de maus ordenadores de despesas, o conselheiro Carlos Thompson revelou que, em breve, deve divulgar também uma listagem detalhada das prestações de contas anuais rejeitadas pelas Câmaras Municipais. A intenção é constatar como está sendo analisados os pareceres enviados pelo órgão às "Casas" dos Vereadores.

"A relação terá aqueles casos que as contas foram rejeitadas pelas Câmaras Municipais de 2000 a 2010, pois essas são as que podem causar uma eventual impugnação de candidatura", explicou o conselheiro. A intenção é, também até julho, ter a lista completa e detalhada.

Vale lembrar que esse não chega a ser um objetivo recente do conselheiro. Em fevereiro deste ano, foi feita uma solicitação atendida apenas por algumas Câmaras. Uma nova convocação foi feita em maio e os presidentes das Casas Legislativas foram notificados até a semana passada, tendo cinco dias para responder a solicitação. "O prazo termina esta semana", alertou Carlos Thompson.

Nesta listagem sim deve estar o nome do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, visto que ele foi um dos que teve a prestação de contas anual, com relação a 2008, rejeitadas pela Câmara Municipal de Natal. A decisão contrariou o relatório prévio do TCE, que indicava pela aprovação com ressalva das contas.


Nota do Blog:

Tem gente que não escapa dessa!!
Orlando Silva é absolvido na Comissão de Ética da Presidência

A Comissão de Ética da Presidência da República absolveu nesta segunda-feira (11) o ex-ministro do Esporte, Orlando Silva, da denúncia sobre supostas irregularidades no Programa Segundo Tempo. O processo foi aberto em 17 de outubro, baseado em notícias publicadas na revista Veja. Em entrevista dada após a reunião que tomou a decisão, o presidente Sepúlveda Pertence informou que “a Comissão arquivou a denúncia contra Silva por absoluta falta de provas”. 

Orlando Silva, em entrevista ao Vermelho, disse que essa foi a “primeira vitória na cruzada em defesa da justiça e da verdade”. O ex-ministro conta que sabe como é longo o caminho da justiça brasileira e que está percorrendo todos os passos para provar a verdade contra as calúnias que foram divulgadas. Ele lembrou que a denúncia analisada na Comissão de Ética foi iniciada em um processo “a partir de mentiras publicadas na revista Veja”.
“É importante essa decisão da Comissão de Ética, pois depois de longo processo de análise, conclui-se que não existe absolutamente nenhuma prova contra mim”, analisa Orlando, que comentou estar tomando todas as medidas para que a verdade seja restabelecida. “Continuo, por exemplo, com os processos que movo contra os delinquentes que me caluniaram”.
Orlando agradeceu o carinho e a solidariedade de tantos amigos e companheiros que se manifestaram no Facebbok e no Twitter. Comentou também como é injusta a cobertura da imprensa, pois quando foi aberto o processo na Comissão foi feito muito alarde com manchetes garrafais. Já a sua absolvição sai publicada apenas em poucas linhas de um ou outro jornal.

As voltas que o mundo dá

Oito meses separam a data em que foi aberto o processo na Comissão de Ética até o dia da absolvição de Orlando Silva. Neste período, a verdade vem cada vez mais à tona. E não se trata apenas da decisão tomada pela Comissão nesta segunda-feira.

A revista Veja, que foi a ponta de lança das calúnias contra Orlando e o PCdoB, passou de acusadora a ré. As gravações obtidas pela Polícia Federal provaram que a revista faz parte da máfia comandada pelo bandido Carlinhos Cachoeira, que se encontra preso. O editor da Veja, Policarpo Júnior, agia como funcionário de Cachoeira, que era o verdadeiro editor da revista. Suspeita-se inclusive, que o bandido pode ter plantado nas suas páginas também as mentiras contra Orlando.

Outro que trocou de cadeira no tribunal foi o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO). Ele era a voz que mais gritava mentiras no plenário do Senado e nos microfones do PIG na crise deflagrada no Ministério do Esporte. Hoje, é um morto vivo que mal aparece no Senado, ou dá as caras apenas em dias de depoimentos em processos que terminarão com a cassação do seu mandato. Também ele é membro da quadrilha do bandido Cachoeira. Só não sai preso do Senado, porque estamos no Brasil.

E quem se lembra do policial bandido João Dias, que serviu como caluniador contra o PCdoB. Poucos meses depois, protagonizou uma série de atos criminosos, sendo preso por mais de uma vez. Uma de tantas que aprontou, foi esparramar 200 mil reais dentro do Palácio dos Buritis, sede do Governo do Distrito Federal. Contido pelos seguranças, bateu em funcionárias, quebrou um dedo de um policial e saiu preso. Sabe-se lá porque, hoje está recluso graças a algum “Cala Boca”.

Quanto aos parlamentares da oposição, que desfilavam calúnias no período, estão bastante ocupados na manhã desta terça-feira. Devem estar inventando argumentos para tentar defender o governador tucano de Goiás, Marconi Perillo, que se encontra sentado como depoente na CPI do Cachoeira. O goiano é acusado de ser sócio, parceiro, subserviente ao bandido Cachoeira, que inclusive foi preso dentro de uma casa que foi do governador. 

Fonte: www.vermelho.org.br